domingo, 18 de junho de 2006

INSUCESSO GERAL

«Mais recentemente a ministra começou a atacar o problema do insucesso escolar. Todos reconhecem que este é um dos problemas mais graves com que o país se defronta. Apesar de Portugal ser um dos países do mundo que mais gasta em Educação, os resultados são muitíssimo insatisfatórios. Estamos num dos últimos lugares na Europa no que respeita ao nível educacional da nossa população. Arriscamo-nos mesmo a ser ultrapassados pela Turquia, país bem mais pobre e atrasado do que Portugal. É impossível pensar-se numa economia desenvolvida e moderna - com ambições de acompanhar o desenvolvimento baseado no conhecimento e de pôr em prática um ambicioso plano tecnológico - e manter um nível de insucesso escolar comparável ao dos países do Terceiro Mundo-»
António Borges, hoje no Público.

2 comentários:

Ana Luar disse...

Queres a verdade? Não adianta taparmos o sol com a peneira e cobardemente atribuir culpas apenas à ministra. En´~ao onde fica a responsabilidades dos pais e dos professores neste assunto?
Temos pais que descaradamente se ausentam do seu papel de encarregados de educação... depois temos professores que em matéria de ensino são uma completa nulidade...
Assim sendo resta-nos colocarmos a mão na consciência e perguntar: qual é o nosso papel no meio disto, e o que estamos a fazer para melhorar?
Temos de nos lembrar que quando apontamos o dedo a alguem temos 4 dedos virados para nós inquisidoramente.
Deixo-te com um beijo recheado de carinho.

AQUILES disse...

Ana Luar

O artigo que cito não ataca a ministra, bem pelo contrário. Aconselho a leitura do artigo na totalidade, publicado hoje no PÚBLICO, e que se intitula:
EDUCAÇÃO, PROFESSORES E AVALIAÇÃO