segunda-feira, 13 de novembro de 2006

SE ATÉ CAMÕES O DISSE……….

Fazei, Senhor, que nunca os admirados
Alemães, Galos, Ítalos e Ingleses,
Possam dizer que são pera mandados,
Mais do que pera mandar, os Portugueses.

Lusíadas, Canto X, 152.

Eu tenho vindo a dizer isto, por mim ou através de citações de outros. E ele, Camões, que já estava a sentir e a viver o início da decadência portuguesa, percebeu o que restava para Portugal: ser mandado. E como sempre iria ser, já então se admirava o lá fora.
Lord Palmerston, 300 anos depois dirá: «Aproxima-se o momento em que seremos obrigados a desferir outro golpe na China. Esses governos semicivilizados como os da China, Portugal e América Espanhola precisam todos de uma limpeza cada oito ou dez anos, para os manter em ordem. Os seus cérebros são demasiado ocos para conservarem uma impressão por um período mais longo e de nada serve avisá-los. Pouco se importam com palavras e não só precisam de ver o pau mas também de o sentir nas costas para obedecerem.»

Não sei se repararam, que na Europa só Portugal. Camões precedeu em temor o que Palmerston consagrou, e que nós continuamos sentindo. Está no nosso âmago?

3 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro:plenamente de acordo que o que está em subjacente a atitudes e comportamentos como os de Rui Rio é a cobardia geral. Veja-se este congresso do PS. Um abraço.

MJ disse...

Só para fazer uma visita de cortesia :-)

Abraço

PAH, nã sei! disse...

Mj,

a cortesia é liiiindaaaa!!!

Aquiles,

afinal o tendão...
Beijinho... vou tratar de descansar... este lobo que tenho cá dentro, anda a fazer "caretas"