quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

LEITOR DE BOM SENSO

Leitor de bom senso. É assim que Eça, em Maio de 1871, se dirige aos seus leitores para lhes dizer o seguinte:
«O País perdeu a inteligência e a consciência moral. Os costumes estão dissolvidos e os caracteres corrompidos. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Não há princípio que não seja desmentido, nem instituição que não seja escarnecida. Ninguém se respeita. Não existe nenhuma solida­riedade entre os cidadãos. Já se não crê na honestidade dos homens públicos. A classe média abate-se progressivamente na imbecilidade e na inércia. O povo está na miséria. Os serviços públicos vão abandonados a uma rotina dormente. O desprezo pelas ideias aumenta em cada dia. Vivemos todos ao acaso. Perfeita, absoluta indiferença de cima a baixo! Todo o viver espiritual, intelectual, parado. O tédio invadiu as almas. A mocidade arrasta-se, envelhecida, das mesas das secretarias para as mesas dos cafés. A ruína económica cresce, cresce, cresce... O comércio definha. A indústria enfraquece. O salário diminui. A renda diminui. O Estado é considerado na sua acção fiscal como um ladrão e tratado como um inimigo. Neste salve-se quem puder a burguesia proprietária de casas explora o aluguel. A agiotagem explora o juro.
De resto a ignorância pesa sobre o povo como um nevoeiro.

(…)

Não é verdade, leitor de bom senso, que neste momento histórico só há lugar para o humorismo? Esta decadência tornou-se um hábito, quase um bem-estar, para muitos uma indústria. Parlamentos, ministérios, eclesiásticos, políticos, ex­ploradores, estão de pedra e cal na corrupção.
»
Eça de Queiróz, in "Uma Campanha Alegre"
Sempre assim se constatou. Este texto é muito actual. Não é Portugal que está na mesma. Os portugueses é que são os mesmos e não têm emenda. Ou melhor, nunca se querem emendar. Acham que sobrevivem no limiar no desenrascanço. A prática da vida tem por única direcção a conveniência. Lembram-se dos alunos do 12º ano de Guimarães? Lembram-se dos que elegem autarcas cuja prática ...? Pois é. O Eça já tinha visto isto tudo. Por isso também podem saber, e bem, como é que que vai acabar, ciclicamente, o país.

1 comentário:

PAH, nã sei! disse...

Eça da terra de meu pai...

deixando um beijinho doce....