domingo, 29 de abril de 2007

VITÓRIA OU DERROTA.

Um artigo, publicado ontem no Público, de Margaret Beckett deve ser lido e ponderado. As estrastégias e a geoestratégia são a chave do sucesso dos povos. Como os nossos políticos e as nossas (pseudo) elites não percebem nada disso, não temos sucesso.
Deixo aqui um destaque do artigo:
«Perante a gravidade crescente da ameaça e a acumulação de provas científicas que têm reforçado os nossos piores receios, é cada vez mais óbvio que as alterações climáticas têm consequências para as nossas preocupações sobre segurança.Cheias, doenças e fome e as consequentes migrações em larga escala. Seca e colheitas destruídas e a rivalidade que daí resultará na procura de alimentos, água e energia em regiões onde os recursos já são escassos. Instabilidade económica a uma escala nunca vista desde a Segunda Guerra Mundial. Este cenário não se compadece com uma visão limitada à segurança nacional - trata-se da nossa segurança colectiva num mundo cada vez mais frágil e interdependente. Os mais vulneráveis e menos capazes de reagir serão os primeiros a sofrer. A questão não está numa escolha entre um clima estável e a luta contra a pobreza. Sem a primeira, a segunda falhará.
(...)
Ficou demonstrado que a comunidade internacional encara a instabilidade climática como uma ameaça sem precedentes que há que enfrentar com a maior urgência e ambição. Se formos bem sucedidos, poderemos todos aspirar a uma maior segurança. Mais: as alterações climáticas são uma ameaça que nos pode unir se formos sensatos e não agravarmos as nossas divergências. »

1 comentário:

PAH, nã sei! disse...

Aquiles?
Mas o senhor Al Gore não anda para aí a apelar "a umas coisitas"?
Deve ser porque a família do senhor gasta cerca de 12 vezes mais do que necessitaria...

Enfim...

Beijo doce