sexta-feira, 28 de agosto de 2009

INUTILIDADES

The Moscow summit between U.S. President Barack Obama, Russian President Dmitri Medvedev and Russian Prime Minister Vladimir Putin has ended. As is almost always the case, the atmospherics were good, with the proper things said on all sides and statements and gestures of deep sincerity made. And as with all summits, those atmospherics are like the air: insubstantial and ultimately invisible. While there were indications of substantial movement, you would have needed a microscope to see them.
George Friedman, in STRATFOR de 7.07.09

quinta-feira, 27 de agosto de 2009

LIDERANÇAS CONFIÁVEIS

A falta destas lideranças é o drama actual da democracia. O sistema democrático ficou preso, pela sua tolerância, nas mãos de pessoas pouco recomendáveis, sem escrúpulos e sem ética. Políticos profissionais só significa inúteis que chulam o sistema, logo corrompem-se.
O que fazer? Corrê-los do cenário. Como? Ousem não ser invejosos nem permissivos ao dinheiro que eles ganham com a corrupção. Ousem ser cidadãos íntegros. Se o não quiserem ser também não se queixem. Mantenham-se coniventes com esta deterioração. Mas tomem boa nota que o país não vai aguentar eternamente. Está velho e pode ir-se com uma crise aguda.

domingo, 16 de agosto de 2009

OS PORTUGUESES SÃO TENDENCIALMENTE CORRUPTOS

Os portugueses são refilões e maldizentes. Sobretudo dizem mal dos colegas e dos amigos. Tudo fruto da inveja comezinha, essa instituição nacional. Mas adoram criticar, apontar e dizer mal dos políticos, dos que eles acham que dominam o poder. Acusam-nos das piores tropelias de corrupção e roubo, normalmente tendo razão, mas não os penalizam por isso, nem sequer lhes acenam com uma reprovação moral de conduta. E não o fazem porque acham que quem está no poder deve ser corrupto, pelo que só têm inveja e pena de não serem eles a terem essa oportunidade. Os portugueses apreciam aqueles que conseguem “subir a pulso” vigarizando tudo e todos, só lamentando que não tenham tido o engenho e a arte de também poderem vigarizar e enriquecer como os ídolos que apreciam e invejam. Mas que maldizem. Potencialmente os portugueses, duma maneira geral, são tendencialmente corruptos. Falta-lhes a quase todos o engenho e a oportunidade. Dirão sempre mal, e de forma constante, até terem a oportunidade de também serem corruptos. Como a maioria não tem essa oportunidade, refilarão, com raiva e inveja, que os consumirá, bem como ao seu empenho em melhorar, até à cova. Os portugueses são despidos de civismo. Estão sempre prontos a espezinhar o próximo, nem que seja para tirar uma vantagem medíocre. E odeiam, por inveja, quem se destaca pela competência e qualidade. Foi com essa percepção que Camões encerrou “Os Lusíadas”. E julgo que o fez desiludido com a pátria, com os compatriotas. Os que actualmente elegem agentes políticos corruptos, fazendo-o de forma consciente e com má actuação cívica, na mira de assim tirarem dividendos em seu proveito. Ignorantes e iludidos para assim pensarem e agirem. São uns trastes e tolos. Não são só os maus agentes políticos que são culpados do país caminhar para a miséria e exiguidade. Os portugueses que sustentam a sua permanência nas instâncias de poder são ainda mais culpados. Burros, invejosos, pouco laboriosos e propensos a esquemas de corrupção e vigarice, que geralmente praticam em pequena escala no dia a dia, imitando aqueles que invejam e admiram na grande corrupção e roubo, são os portugueses de hoje. Pouco sérios, oportunistas, chico-espertos e vigaristas menores. O país com gente desta não tem futuro viável.

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

OIÇAM BEM O DR. MEDINA CARREIRA

Aqui mesmo. Mais claro que isto é impossível. Não sei o que é que mais falta aos portugueses para perceberem. Se calhar só mesmo a capacidade para perceberem. É muita equivalência, pelo que são incapazes de lá chegar.

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

IMPUNIDADE

Os partidos teimam em fazer vista grossa à ética, faltando-lhes coragem para pôr cobro a práticas de impunidade. Foi o que disse o Marques Mendes no Sol do passado Sábado

A ACTIVIDADE DA PROSTITUIÇÃO NÃO PODE SER RECONHECIDA COMO UMA MAIS VALIA PARA EQUIPARAÇÃO COM O 12º ANO?

Sim. Se se valoriza qualquer competência para se atribuir a equivalência ao 12º ano, porque não aceitar o exercício continuado dessa actividade, com formação continua e constante ao longo da vida, para uma valência pessoal que corresponda à equivalência do 12º ano? Eu refiro-me em exclusiva às prostitutas. As putas em Portugal são todas putas-finas, licenciadissimas e promotoras das carreiras dos maridos, os doutores da nossa vida. Mas sem valências. Enquanto as prostitutas valem bastante, têm valência.

domingo, 2 de agosto de 2009

POBREZA, RIQUEZA, BEM-ME-QUER, MAL-ME-QUER

A grande pobreza nacional está aí. Está no facto de cada português possuir um reduzidíssimo coeficiente de qualificação humana e de predominar um nível de cultura geral que permite encontrar auditório para concepções como a da inevitabilidade da miséria. É nos homens que está actualmente a pobreza do País, e é neles também que está a sua riqueza virtual.”
António José Saraiva, in "Dicionário Crítico".