quarta-feira, 29 de junho de 2011

ENTRE A GRÉCIA E PORTUGAL O FOSSO TEM MUITO DE COMUM

Ao passar pela Grécia, e comparando-a com Portugal, Ferreira De Castro diz: «Os pequenos povos, que não são ricos, sabem mais geografia e sentem melhor o universo do que os grandes; mas, em geral, grandeza é, para eles, apenas uma sensação. Sonham muito alto, mas só sabem realizar mediocremente. Às vezes dá-se, porém como que uma explosão de todas as ansiedades recalcadas e, então, eles superam, em isolados feitos, não só o próprio meio físico em que vivem, mas, até, os actos dos grandes povos.»

Ferreira de Castro, A Volta ao Mundo, I Volume.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

ENTRE A HONESTIDADE E A ILUSÃO

Mas vocês próprios não estão certos do que realmente querem: querem conforto, consolação, compensação, e no entanto, ao mesmo tempo, querem algo que é infinitamente maior que a compensação e o conforto. A vossa mente está tão confusa que num momento vocês confiam numa autoridade que lhes oferece compensação e conforto e, no momento seguinte, voltam-se para outra que lhes nega conforto. A vossa vida portanto torna-se numa refinada e hipócrita existência, uma vida de confusão. Tentem descobrir o que realmente pensam; não finjam pensar o que acham que devem pensar; então, se estiverem conscientes, totalmente vivos no que estão a fazer, saberão por vocês próprios, sem auto-análise, o que realmente desejam. Se forem totalmente responsáveis nos vossos actos, saberão então sem auto-análise o que realmente procuram. Este processo de descoberta não precisa de grande força de vontade, de grande vigor, mas apenas de interesse em descobrir o que pensam, descobrir se realmente são honestos ou se vivem numa ilusão.

Jiddu Krishnamurti in " A ARTE DE ESCUTAR"



.

domingo, 19 de junho de 2011

APENAS DURAMOS

Nós somos o que fazemos. O que não se faz não existe. Portanto, só existimos nos dias em que fazemos. Nos dias em que não fazemos, apenas duramos.


Padre António Vieira.

quarta-feira, 15 de junho de 2011

A CRISE NÃO É SÓ FINANCEIRA! HÁ MUITA CRISE PARA LÁ DA FINANÇA

La guerra en Libia, que está poniendo de manifiesto los reducidos límites del poderío militar europeo, ha servido de pretexto al secretario estadounidense de Defensa, Robert Gates, para advertir en tono testamentario y frontal a los aliados de Estados Unidos de que la OTAN puede acabar convertida, más pronto que tarde, en una alianza militar irrelevante y sin futuro.


Interessante artigo do EL PAÍS, aqui,sobre a falência da NATO, ou do entendimento político sobre a NATO, que no fundo espelha o descalabro da Europa. É o resultado da incapacidade da Europa em não encontrar políticos capazes, nem ter um projecto válido, credível e execuível de futuro comum.

quinta-feira, 2 de junho de 2011

PERCEBENDO MELHOR O MUNDO

Neste vídeo, aqui, pode-se ir entendendo melhor os dramas do mundo.