terça-feira, 17 de abril de 2007

ESTUDAR OU NÃO ESTUDAR

Já me tenho referido várias vezes à questão da valorização do estudo. Um post intitulei “NÃO VALE A PENA ESTUDAR EM PORTUGAL“, aqui. E mais aqui. Eu nem sequer me quero referir às aldrabices. Nem sequer ao injusto que é dar-se equivalências por tudo e por nada ao 12º ano, prejudicando bastante o mérito de quem o concluiu, pois viu o seu esforço gorado ao constatar que com umas mezinhas, simples e pré-fritas, o tinha feito.
Mas chamo a atenção para o programa “DIGA LÁ EXCELÊNCIA”, publicado ontem no Público, e para o que disse o médico Luís Portela, da Bial. Do que destaco: «Foi importante criar condições para os jovens se irem doutorar lá fora. Agora é preciso criar condições para que regressem.» E para quê, pergunto eu. O país não os quer. Prefere a quinquilharia, os partidários, os do canudo da Praça de Espanha, Martim Moniz ou qualquer outra venda ambulante. Mérito? Para quê? Têm privilegiado a sua falta, pelo que o país foi sendo afundado até hoje. Ainda ninguém reparou que foram as sucessivas asneiras dos políticos portugueses, incompetentes e ignorantes, que puseram o país no estado em que está? Em Espanha não fizeram as asneiras que os nossos fizeram, e, por isso, o resultado está à vista.

Sem comentários: