quarta-feira, 3 de maio de 2006

OS 3 F

Quem não se lembra de, no antigamente, se criticar muito o país por causa dos 3 F, Fado, Futebol e Fátima. Depois de 25 de Abril, o Fado foi muito mal tratado, mas lá se recompôs. Hoje está mais ou menos pujante, embora se perceba muito pouco de fado, que está eivado de muitas vaidades medíocres. O verdadeiro e bom fado por aí anda, mas sem destaque. As medíocres vaidades tomaram conta do palco.
O Futebol. Ah! O Futebol. No antigamente havia meia dúzia de transmissões televisivas de futebol. A Final da Taça de Portugal, as finais dos Campeões Europeus e da UEFA. E mais uns tantos internacionais. Não havia programas de televisão vazios, para não dizer ocos, sobre futebol. Havia dois jornais desportivos semanais. Actualmente há mais de três jornais desportivos, segundo creio, e são diários. Programas sobre futebol sem bola são imensos, incluindo os noticiários, que abrem com futebol, elevado a desígnio nacional, facto que explica muita coisa de mau em Portugal. E jogos de futebol na TV, nem se conta. O país parece que é só futebol e desventuras de futebolistas. Mas não tem nenhuma equipa por aí além. E a selecção nunca chega a lado nenhum que valha a pena.
E Fátima. Pois. Fátima. O Vaticano agora é que ficou a tomar contas dos dinheiros do Santuário? Pois. Fátima. A vila cresceu muito. E não só a vila. Os portugueses nunca perderam a fé em Fátima. Nem a contabilidade do Vaticano.
Tínhamos 3F. Agora temos 3F, mas só que dois agigantaram-se. Vá-se lá a saber porquê.

Sem comentários: