quinta-feira, 11 de maio de 2006

O ELOGIO DA MEDIOCRIDADE

«Cumpre-se no Ensino o elogio da Mediocridade, da Ignorância, do Miserabilismo, do Facilitismo, da Apatia Crítica. Uma consequência da falta de vontade, quase crónica, para resolver os inúmeros problemas da Educação, a que se associa o diktat pedagógico (bem à maneira das Ciências da Educação) que tem vindo, danosamente, a incentivar os professores a descurar e a desprezar a inteligência e as capacidades dos alunos (do 1º Ciclo ao Secundário)
Assim escreveu Maria do Carmo Vieira no seu artigo "Eles Amaram a Leitura", publicado no Público em 17.09.2003. O artigo é de leitura obrigatória na sua totalidade.
Na passada Terça-feira referi um artigo "Geração Perdida", cuja leitura se relaciona com este artigo de Maria Vieira. Também ontem, num programa de televisão "Um Livro por Dia" da RTPA, o professor Daniel de Sá disse, como fruto de uma grande desilusão, que o estado actual do ensino é algo, e só, porque o 25 de Abril não valeu a pena. Realço que foi só um desabafo de um profissional do ensino, de toda uma vida dedicada ao ensino, que constata a degradação da "Geração Perdida". Toda a gente fala do salto para a qualificação. Mas qual qualificação? Dão-se passos monstruosos para trás. Também ontem um comentador de economia, julgo que se chama Rosado Fernandes, se não erro, se referia às dificuldades do país porque a qualificação vai levar a um esforço de anos, e porque os resultados imediatos não benificiarão de uma qualificação que não existe.
E eu reitero o que disse aqui.

Sem comentários: