terça-feira, 2 de janeiro de 2007

ESTÁ NA ALTURA DE COMEÇAR A RESOLVER ESTE PROBLEMA


Há meses que venho insistindo na mediocridade das pessoas que militam na política em Portugal. E essa mediocridade é o grande obstáculo que o país tem para ultrapassar o momento de crise. Fico satisfeito quando pessoas com relevância no país também se referem a este tema publicamente. É o caso do artigo “ A Renovação da Classe Política” do dr. Rui Machete, aqui, no DN de 31.12.2006. Do artigo destaco:


«Tem-se vindo, porém, a assistir a uma preocupante degradação na qualidade dos que se dedicam à política e à vida pública em geral, uma vez mais evidenciada nas actividades parlamentares, nos dirigentes partidários e nos autarcas.
(…)
e, no entanto, a qualidade da governação é, tal como a qualificação dos gestores nas empresas, decisiva para o progresso das nações. O êxito do desenvolvimento económico e social conseguido pela Irlanda entre os membros da União Europeia, tal como o insucesso de muitos países africanos, deve-se em grande medida à qualidade dos seus governantes.
(…)
A resolução das dificuldades no recrutamento de uma classe política competente constitui uma questão difícil que se insere, aliás, no problema mais amplo das disfuncionalidades do sistema político português.
(…)
As interpretações e as teorias explicativas podem certamente variar. Mas duas coisas parecem certas nesta questão crucial: é que sem maior exigência no recrutamento e na valoração dos comportamentos dos políticos dificilmente a qualidade da governação do País registará substanciais melhorias; e que sem melhor educação política e cívica não se conseguirão os juízos críticos do eleitorado com o grau de exigência requerido e necessário

Sem comentários: