terça-feira, 12 de dezembro de 2006

TLEBS

«Perante a mudança da NGP para a TLEBS, é fundamental sabermos – todos: alunos, pais, cidadãos, professores, linguistas, governantes – se a Terminologia está em condições de servir melhor do que a Nomenclatura de 1967. Em minha opinião, não está de modo nenhum, nas suas partes essenciais, e acarretará consequências pesadamente nefastas para a qualidade do ensino da língua portuguesa (e, presumo, também para a sua eficácia, matéria em que, nunca tendo sido docente de português, apenas me posso orientar pelo bom senso). Acontece, porém, que qualquer postura crítica tem de ser solidamente argumentada, não sendo relevante nem produtivo lançar aqui e acolá afirmações soltas, por vezes mal fundamentadas ou sobre questões pouco significativas. Na verdade, a avaliação de um produto como o que está em causa é uma questão muito complexa, em que têm de se combinar diversos planos de análise, nomeadamente o da qualidade científica das opções nele assumidas, o da sua adequação didáctica e pedagógica, o da viabilidade da sua aplicação por parte dos professores de português, o da sua oportunidade ou necessidade e o da sua interacção com outras disciplinas. Pela minha parte, procurarei neste texto avaliar a TLEBS sobretudo no plano científico, ou seja, como é trivial, no que respeita aos parâmetros clássicos: adequação dos termos e análises ao objecto de estudo e sua simplicidade e clareza, além da consistência, economia e elegância do sistema no seu conjunto. Infelizmente, terei de concluir que, em todos estes parâmetros, a TLEBS enferma de vícios graves, pelo que a minha avaliação não poderia ser mais negativa.»

Assim diz o Professor João Andrade Peres, Linguista, professor catedráticoda Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, num texto que pode, e deve, aqui, ler na íntegra.

1 comentário:

MJ disse...

Bom dia, Aquiles.

Nem tempo tenho tido para vir ao seu cantinho, tal tem sido o trabalho na escola. :-(

Completamente de acordo com o Prof. João Andrade Peres.
Esta nova terminologia é tão complicada, tem termos e conceitos tão comlexos que até para nós, professores, está a ser uma dor de cabeça.
Ensine-se a ler, a escrever, a falar e a redigir correctamente e esqueça-se essa diabólica TLEBS!


Abraço