domingo, 3 de junho de 2007

PODE A SOCIEDADE CIVIL DISTINGUIR-SE PELAS LIBERDADES E PELA IGUALDADE. MAS FALHOU RADICALMENTE NA FRATERNIDADE

Grande verdade. E disse-o hoje, no Público, o António Barreto. E ainda destaco este trecho:
« O Estado não é eficiente, nem acode rapidamente. Sobretudo, o Estado não é capaz de trazer o que muitas vezes é essencial: o apoio humano, o conforto afectivo e a esperança.Que o Estado não seja capaz de humanidade, não é para admirar. Mas que grande parte dos seus técnicos e funcionários também o não seja, já deixa a desejar. As instituições parecem feitas para enquadrar e regulamentar, não para agir individualmente, com a humana generosidade que, muitas vezes, faz tanta ou mais falta do que o alimento ou o abrigo
Eu acho que a Revolução Francesa ainda está por cumprir. A liberdade, ainda é muito condicional; a igualdade, ainda está muito vocacionada para que uns sejam mais iguais que outros; e a fraternidade, nem em esboço vingou.
E agora acrescento, pela pertinência em relação a este post, de Frei Bento Domingues, também hoje no Público, o seguinte trecho:
«Aliás, a única pergunta que percorre toda a Bíblia, até ao julgamento final, é esta: "Que fizeste do teu irmão?" (Gn 4; Mt 25). É evidente que nessa imensa literatura se encontram textos e gestos para provar tudo e o seu contrário, o melhor e o pior, embora, ao longo da história da humanidade, em muitas filosofias e religiões sejam constantes grandes aspirações éticas e incontáveis traições. Não sei se as neurociências já estão em condições de nos poderem ajudar a entender este fenómeno. Seja como for, esse paradoxo agudizou-se, nos nossos dias, de forma escandalosa.Repete-se que é possível acabar com a pobreza e ela aumenta; que não há razões para o racismo, para a xenofobia, para a exclusão e o mundo dos excluídos parece cada vez maior. As guerras multiplicaram-se desde a queda do Muro de Berlim e outros muros se levantaram depois. »

1 comentário:

andorinha disse...

Grande post, amigo.
É bem verdade tudo o que é dito.
Um abraço:)